RESENHA - LIVRO
"O Que é Linguística"

Autor da Resenha: Rômulo


“O que é Linguística” é um livro da coleção primeiros passos (Editora Brasiliense) da Mestra e Doutora em linguística Eni Pulcinelli Orlandi. O livro possui 69 páginas divididas em 07 capítulos, nos quais a autora fala sobre a tentativa do homem em dominar tudo que existe, sendo a linguagem uma delas, explicando “O que é e o que não é linguística”, Discorre sobre o curso de linguística geral de Ferdinand Saussure, fala das muitas funções da linguagem, “O social e Cultural”, faz uma parada pra dizer que “Há varias maneiras de se pensar a linguagem colocando em seu texto a linguística e suas variações, tendo como principal inimigo a gramática, que busca colocar suas regras na linguagem escrita. e que ela também é feita de ilusões e de seus mistérios”, e indaga sobre leituras para que os interessados “componham com mais unidade a visão geral da linguística”.

A autora inicia descrevendo que, o interesse pela linguagem partiu da vontade do homem em dominar tudo que existe e que este é um interesse antigo, pois, segundo a autora, desde a Grécia antiga o homem já discutia se o nome dado às coisas era por imitação ou convenção, citando o povo hindu que redescobriu o sânscrito; os Modistae que criaram a teoria geral da linguagem partindo da gramática em comparação à lógica, contudo, diz que somente no começo do século XX a linguística tornou-se ciência, acrescentando também as diversas variações socioculturais de uma comunidade ou civilização, argumentando as formas de pronunciar uma mesma palavra ou objeto de estudo, levando em conta, portanto, as variações linguísticas.

A Autora demostra no livro que linguística não é gramatica, pois ela não dita regras de correção no uso da linguagem, pelo contrario, a autora faz questão de ressaltar as diferenças entre linguagem e fala e coloca em uma só objeção como forma de comunicação entre as pessoas através da linguagem. Tudo o que faz parte da língua é matéria para reflexão e conclui que “não é qualquer espécie de linguagem... só a linguagem verbal, oral e escrita”, ou seja, os “signos linguísticos”. pag. 10.

Em sua Obra Orlandi, resgata alguns autores ligados à linguística como Saussure, considerado o pai da língua moderna. Ele aborda a leitura e a compreende em três tópicos, atenção, memória e associação das ideias.

Os “signos linguísticos” são formados pelo significante e significado, ou seja, as palavras que nomeiam as coisas são os significantes e por convenção seus valores e representações o “significado”, definidos assim pelo “curso de linguística geral” de Saussure. Considerado o pai da linguística mostrou que a língua é um sistema vivo em constante transformação e baseou sua teoria em Langue (língua) e Parole (fala), a língua foi explicada por ele como tudo que é coletivo e social a exemplo da gramatica normativa e a língua coloquial e a Fala como as escolhas individuais que fazemos para o uso da língua, porém o mundo só veio a conhecer a obra após sua morte, quando alguns de seus discípulos compilaram as anotações feitas durante o curso e as publicaram. O curso de linguística geral baseava-se em dicotomias (duas formam que se opõem, mas possuem relação de interdependência) como as citada acima “significado” x “Significante” e “Langue” x “Parole”. Ficou então a língua como objeto de estudo da linguística que busca entender as suas muitas funções.

A linguagem como objeto de estudo foi centrado em um esquema de comunicação, onde o emissor envia uma mensagem para o receptor através de um canal, utilizando-se das funções da linguagem, ou seja, quando o emissor quer expressar seus sentimentos e anseios utiliza a função expressiva; quando ele utiliza a linguagem para explicar ela própria; a metalinguagem, assim como, quando o objetivo é influenciar alguém, está fazendo uso da função conativa; já as placas de sinalização, manuais, receitas e outras, o código está na função referencial.  Caso o emissor queira iniciar uma conversa e diz “oi” ou “ alô” é chamada de função fática, isto é, quando estabelece uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida e tem também a função poética que por vezes é confundida com poesia, porém toda vez que se faz escolhas e combinações antes de utilizar a palavra trata-se de função poética. Todas as funções estão ligadas com o social e cultural levando-se em conta a relação linguagem x pensamento e linguagem x sociedade analisando as varias formas de se pensar a linguagem.

 

Considerações:

 

A autora é clara quando diz que não tem pretensão de aprofundar no assunto para não se comprometer em teorias “engessadas”, pois a língua “ressurge infinitas vezes para ser explicada” e faz indicações para a leitura no ultimo capitulo, para o leitor que queira se aprofundar nos mistérios da linguagem.

A presente resenha também não buscou abordar todos os temas citados no livro, mas mostrar ao leitor alguns pontos importantes colocados pela autora, pois quando se pensa na língua como objeto de comunicação percebe-se a importância de estudar e entende-la, porque a comunicação é o que nos separa dos outros seres. O Livro “O Que é Linguística” é uma viagem pelas varias fases, épocas e séculos da historia da língua em evolução, através da langue a língua se torna objeto de estudo, ganha status de ciência, entre o significado e significante ela nasce, renasce e evolui como “signos linguísticos”.

ORLANDI, em seu livro faz nascer no leitor, acadêmico, estudante e interessados na linguagem, a vontade de se aprofundar nos mistérios da língua, quebrar paradigmas e formar uma nova imagem, acústica ou não... Pois se sabe hoje que gestos e entonações também são linguagens e é por isso que surge a linguística, para auxiliar o homem na compreensão da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Sorte é quando a PREPARAÇÃO encontra a OPORTUNIDADE.”

"METAMORFOSE AMBULANTE"

Entendendo certas atitudes.